
Ajudamos o Teu Restaurante com Psicologia 101:
Engenharia de Menus.
Nós ensinamos táticas populares de psicologia de menus, os do's e don'ts de engenharia de menus e como usar a matriz de menu, para que possas trabalhar de forma mais inteligente, não mais difícil, com os teus itens de menu.
- Psicologia de Menu
- Matriz de Menu
- Engenharia de menus
- Engenharia de menus Online

O que é a Psicologia de Menu?
A psicologia de menu é o estudo de como a organização do menu de um restaurante afeta os gastos dos clientes. Os restaurantes usam os princípios da psicologia de menu para influenciar o design do teu menu. O objetivo é criar menus que incentivem os clientes a escolherem o seu pedido imediatamente, sem considerar o preço.
Dicas de Psicologia de Menu
Descubra as melhores práticas gerais da psicologia de menu para aplicares no teu menu:
- Limite as escolhas.
- Torna o teu menu Digital.
- Usa cores que estimulem o apetite.
- Usa fotos com moderação ou nem use.
- Crie associações de cores.
- Invoqua a nostalgia ou humaniza os pratos.
- Cria um menu de sobremesas separado.
- Seleciona um menu ergonômico.

O que é Matriz do Menu?
A matriz do menu é uma técnica usada para organizar e analisar um menu, oferecendo uma visão abrangente de cada prato. Ajuda a avaliar a popularidade e a rentabilidade dos itens do menu, permitindo que as empresas aumentem as vendas e minimizem o desperdício de alimentos. Normalmente, a matriz do menu é estruturada em formato de planilha ou banco de dados, facilitando aos engenheiros de menu implementar eficientemente os insights em seus designs de menu.

Como usar a Matriz do Menu
Utilizar a matriz do menu para mapear seus itens do menu oferece um método direto para determinar o ranking de desempenho deles. Esta ferramenta monitora eficazmente tanto a popularidade quanto a rentabilidade de cada item. Começa a selecionar um período específico para rastrear seus itens do menu. Registre o volume de vendas e o lucro gerado por cada item. Plotar esses dados em um gráfico envolve usar o eixo Y para representar o volume vendido e o eixo X para denotar o lucro de cada item.
- Power Horse
- Stars
- Dogs
- Puzzles


O que é a Engenharia de menus?
A engenharia de menus, seguindo os princípios da psicologia de menu, prioriza os itens do menu mais populares e lucrativos. Esta abordagem utiliza a matriz do menu para análise abrangente do menu. Tirando insights dos dados da matriz de menu, os 'engenheiros' de menu criam estrategicamente layouts de menu visando otimizar os lucros do restaurante.
Como Engenhar um Menu
Pesquisas indicam que os clientes tendem a escolher um dos primeiros itens que chamam a atenção. Dado que os hóspedes geralmente passam apenas 109 segundos percorrendo um menu, é crucial projetá-lo de forma a facilitar a descoberta fácil de itens-chave. Siga estas etapas para engenhar estrategicamente seu menu e aumentar sua lucratividade.
- Apliqua a Matriz do Menu.
- Avalie os preços.
- Destaque os Itens Lucrativos.
- Organize as Seções de Menu.
- Organiza Listas.
- Torna os Itens Caros Mais Atraentes.
- Duas opções de porção
- Usa o Método de Aninhamento de Preços.

Erros de 'Engenharia' de menus
Após se familiarizar com as melhores práticas de engenharia de menu, é crucial também estar ciente dos erros comuns de design de menu a serem evitados. Assim como um menu cuidadosamente elaborado pode aumentar os lucros, esses erros podem levar a uma redução nos gastos do cliente. Fique atento e evite os seguintes erros de design de menu
- Encerrar os Preços com .99 - Um preço que termina em .99 soa barato ou rebuscado para muitos consumidores.
- Símbolos do Euro - Indicadores de moeda lembram aos clientes que eles estão a gastar dinheiro e até podem fazê-los sentir que estão gastando mais do que realmente estão. Suaviza o preço eliminando o símbolo do Euro.
- Linhas de Preço - Linhas de preço são linhas pontilhadas que conectam seus itens de menu ao seu preço, que geralmente é listado do outro lado da página. Isso desvia o foco da descrição do prato e destaca o preço em vez disso.
- Colunas de Preço - Colocar os preços em uma coluna ao lado de seus pratos ajuda os hóspedes a comparar facilmente os preços e os incentiva a escolher o item mais barato.

'Engenharia' de menus Online
Restaurantes modernos contam com um site fácil de usar e sistemas de pedidos online eficientes. No entanto, elaborar o menu físico perfeito difere de projetar um menu online ideal. Explora as melhores práticas para a 'engenharia' de menus online abaixo.
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Menu Responsivo para Dispositivos Móveis - Cria um menu responsivo para que os espectadores não tenham que ampliar e diminuir para ver seu menu em seus smartphones.
Rico em Imagens - Ao contrário dos menus presenciais, estudos mostram que itens com fotos recebem mais pedidos em menus online. Um menu online interativo que fornece uma imagem quando clicas num item do menu é ideal.
Poucas Opções - Embora não queiras sobrecarregar os menus físicos, os clientes são mais tolerantes com menus expansivos pessoalmente do que com menus móveis. Se os clientes tiverem que clicar em muitas páginas, provavelmente navegarão para outro site. Organiza os itens sob diferentes abas para que os clientes possam ver as seções de seu interesse sem ter que rolar por várias páginas. Mantenha cada aba escaneável.
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Promova os Mais Vendidos - Quando os clientes clicam em seu menu online, apresente uma categoria de mais vendidos cheia de seus itens mais populares e de maior lucro no topo.